No início desta semana, cerca de 50 servidores federais participaram do curso ‘Blockchain e suas aplicações’, no Enap Campus Asa Sul, em Brasília, no Distrito Federal.
Promovido pela Escola Nacional de administração Pública (ENAP) com o apoio do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), o workshop foi destinado a funcionários do governo envolvidos em atividades relacionadas à temática.
O curso foi ministrado nos dias 01, 02 e 03 de julho. Segundo o ENAP, participaram servidores do Ministério da Economia, CGU, TCU, CADE, Ministério de Direitos Humanos, Ministério da Cidadania, Ministério da Saúde, Presidência da República, PREVIC, ANS, ANA, IPEA.
De acordo com a instituição, a iniciativa faz parte do Programa de Aperfeiçoamento de Carreiras e tem como objetivo familiarizar os participantes com a tecnologia Blockchain.
Com a ação, a ENAP espera despertar o foco nos participantes em relação ao que a nova tecnologia pode acrescentar nas organizações, na sociedade e no setor público financeiro.
“Este curso deve tornar o servidor um protagonista no futuro digital”, disse, na abertura, a diretora de Seleção e Formação de Carreiras da Enap, Diana Coutinho.
Ela ressaltou a importância de preparar o servidor para um mundo cada vez mais digital.
Também na abertura, o presidente da Enap, Diogo Costa, falou sobre oportunidades de aprender e de se atualizar em relação às transformações digitais.
“Estamos falando de possibilidades de futuro que são muito diferentes do que vivemos. Experimentos estão sendo feitos ao redor do mundo e temos a oportunidade de fazer o Brasil participar desse movimento”, disse Costa.
Na sequência, o Professor Doutor em algoritmos, Gladstone Moisés Arantes Júnior, palestrou acerca da origem do Blockchain, seus conceitos básicos, fundamentos do algoritmo de consenso, aplicações, impactos e principais desafios.
Outros docentes que também ministraram workshop foram Vanessa Almeida, José Nogueira D Almeida Junior, João Vitor Peruffo e Marcio Teruo Onodera.
Compre criptomoedas na 3xBit
Inovação e segurança. Troque suas criptomoedas na corretora que mais inova do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://3xbit.com.br