Famoso analista Willy Woo diz qual é a maneira mais rápida do Bitcoin se preparar para a ameaça quântica

O analista explicou como garantir até 18 anos de proteção extra antes da necessidade de uma atualização completa do protocolo do Bitcoin

cofre reserva de bitcoin

Shutterstock

Willy Woo, um dos analistas mais respeitados do mercado de criptomoedas, compartilhou na quarta-feira (12) em sua conta no X sua visão sobre um tema recente que preocupa a comunidade do Bitcoin: a ameaça quântica. Por isso, a corrida pela segurança pós-quântica já começou, e várias comunidades se mobilizam para proteger bilhões de dólares diante de um futuro inevitável.

Segundo Woo, a maneira mais rápida e eficiente para o ecossistema do Bitcoin se preparar para a chegada dos computadores quânticoscapazes de quebrar chaves criptográficas — é migrar as carteiras para ou ‘wallets HD’ (Hierarchical Deterministic) – “Carteiras Determinísticas Hierárquicas”.

Wallets HD são um tipo de carteira de criptomoedas que gera endereços a partir de uma única frase-semente (ou chave master). Isso permite que os usuários criem uma quantidade praticamente ilimitada de direcionamento sem a necessidade de gerenciá-los individualmente.

Leia também: Por que Michael Saylor não se preocupa com a ameaça quântica ao Bitcoin

Uma citação de Willy Woo sugere que, para que a infraestrutura do Bitcoin se prepare para um futuro pós-quântico, as carteiras BTC devem migrar para wallets HD com ajustes na política de transações.

Isso implica que as wallets HD podem oferecer uma camada extra de segurança e eficiência na gestão de transações, especialmente em um cenário onde a criptografia atual pode ser comprometida por computadores quânticos.

“O uso de carteiras HD com ajustes de política pode ser implementado rapidamente, sem atualização de protocolo e com custo mínimo em espaço de blockchain”, explicou.

Ameaça quântica está próxima?

O analista estima que os ataques de longo alcance (“Q-Day”) possam se tornar viáveis em 5 a 10 anos. As carteiras HD com as modificações sugeridas seriam resistentes a essa fase inicial. Já os ataques de curto alcance só seriam possíveis entre 9 e 18 anos depois, dando tempo suficiente para uma atualização completa do protocolo do Bitcoin.

Woo destacou que carteiras HD geram múltiplos endereços a partir de uma única frase-semente, protegendo as chaves privadas de uma ameaça quântica ao evitar a exposição pública das chaves. Ele também alertou para nunca publicar o “xpub”, ação usada para derivar todos os endereços da carteira.

  • Por que apenas comprar quando você pode multiplicar? Invista com o MB e ganhe até 11% de cashback em Bitcoin. Abra sua conta e aproveite o Super Cashback!