Em uma crise que teve início em fevereiro, a disputa entre a exchange de criptomoedas Binance e o governo da Nigéria ganhou um novo capítulo esta semana após Tigran Gambaryan, executivo da empresa preso no país, desmaiar no tribunal durante seu julgamento.
Gambaryan, que é cidadão americano e head de compliance de crimes financeiros da Binance, acabou desmaiando quando foi chamado ao banco dos réus no segundo dia do julgamento, na quinta-feira (23), dando sinais de que está com a saúde fragilizada após completar oito semanas encarcerado.
Segundo informações do site DL News, o executivo estava magro e parecia bastante estressado. Seu principal advogado, Mark Mordi, atribuiu o colapso ao agravamento de sua saúde e apresentou um atestado médico, sem revelar maiores detalhes sobre o atual estado de Gambaryan.
Diante da situação, o tribunal nigeriano adiou o julgamento para o dia 20 de junho, segundo informações do CoinDesk. Gambaryan é acusado de evasão fiscal e lavagem de dinheiro junto com a Binance.
De acordo com a Reuters, seu advogado afirmou que ele está “muito doente e requer atenção médica abrangente”. Após o desmaio, o executivo passou por um tratamento intravenoso para malária no centro médico local, informou Mordi.
“Ontem, apesar dos numerosos sinais de doença grave, meu marido ainda foi obrigado a comparecer ao tribunal, onde mais tarde desmaiou”, disse a esposa de Gambaryan, Yuki Gambaryan, em comunicado. Segundo o DL News, ele está hospitalizado no momento.
“As condições na prisão de Kuje são, numa palavra, devastadoras. Meu marido é uma pessoa forte e saudável, mas está enfrentando um ambiente que deixaria até os mais fortes entre nós de joelhos”, completou a esposa de Gambaryan.
Na semana passada, o executivo também teve a fiança negada sob a alegação de que poderia tentar fugir.
“Apelo, mais uma vez, à sua libertação imediata”, disse a esposa. “Esta punição contra Tigran, num esforço para atingir o seu empregador, já dura tempo suficiente. Meu marido está doente; ele precisa de ajuda. Por favor, mostre algum senso de humanidade.”
Executivos presos
Gambaryan, que completou 40 anos de idade na prisão na semana passada, foi transferido para a prisão de Kuje, que conta com membros do grupo terrorista Boko Haram, depois de ter sido detido pelas autoridades nigerianas em fevereiro. Ele foi preso junto com o gerente regional para a África da Binance, Nadeem Anjarwalla.
Na última semana de março, Anjarwalla escapou da custódia e fugiu do país. O executivo, que tem dupla cidadania britânica e queniana, entregou seu passaporte britânico às autoridades nigerianas, mas acredita-se que tenha usado seu passaporte queniano para embarcar em um voo para o Oriente Médio. Algumas semanas depois, ele supostamente foi capturado no Quênia.
Em uma aparição em 30 de abril no programa local Sunrise Daily, o chefe do Bureau Central Nigeriano (NCB), Garba Umar, revelou que Anjarwalla estava sob custódia e que a organização estava trabalhando ativamente com os governos de diferentes países para emitir um Aviso Vermelho contra o executivo e apresentar os documentos necessários para facilitar a sua extradição para a Nigéria para ser julgado. Desde então não houve mais informações sobre seu paradeiro.
- Quer ganhar mais com Ethereum? Abra sua conta no Mercado Bitcoin, a corretora mais segura do Brasil, e comece a fazer staking agora mesmo