Ex-executivos da FTX receberão sentença até novembro

O diretor de engenharia, Nishad Singh, receberá a pena no dia 30 de outubro, e o CTO, Gary Wang, no dia 20 de novembro
martelo de juiz com logo da ftx ao fundo

Shutterstock

Dois ex-executivos da FTX receberam até o final de novembro suas sentenças pelas fraudes cometidas na falida corretora de criptomoedas. O diretor de engenharia, Nishad Singh, receberá a pena no dia 30 de outubro, enquanto que o CTO, Gary Wang, saberá de seu possível tempo de prisão no dia 20 de novembro. As informações são do portal Blockworks

Ambos já se declararam culpados por quatro crimes federais e cooperaram com a Justiça tanto em seus casos quanto nas acusações contra Sam Bankman-Fried, o criador e CEO da corretora.

Publicidade

Singh disse em depoimento no julgamento de Sam que a Alameda Research, firma de investimentos do mesmo grupo da FTX, pegou bilhões da corretora sob ordem direta do fundador. 

O engenheiro foi colega de escola de Sam e contou que a personalidade do amigo foi mudando com o tempo: “Eu sempre me senti intimidado [por Bankman-Fried]. Sam é uma figura formidável. Acho que com o tempo muito disso se dissipou”. 

Em umas das mais altas posições hierárquicas da empresa, Wang criou condições especiais para que a Alameda criasse ordem de compra mais rapidamente na FTX que o restante dos clientes. Esse foi um dos fatores que levou a corretora a ter um rombo de US$ 8 bilhões, dinheiro que era devido pela firma de investimentos. 

Por ambos terem cooperado com a acusação contra Sam e terem admitido culpa, o prognóstico de sentença é que seja mais leve do que a imposta a Ryan Salame, outro ex-executivo da FTX, condenado a 7 anos e seis meses de prisão. Mas o potencial máximo de pena é de décadas na prisão. 

Publicidade

Condenação de Ryan Salame

Braço direito de Sam, Salame declarou culpado de violar a lei de financiamento de campanha e de operar um negócio de transmissão de dinheiro não licenciado em setembro passado.

Embora Salame tenha feito esforços para cooperar com o governo, os promotores descreveram suas interações como “relativamente menores” em comparação com outros membros da FTX.

“Ryan Salame concordou em promover os interesses da FTX, da Alameda Research e de seus coconspiradores por meio de uma campanha de influência política ilegal e de um negócio de transmissão de dinheiro não licenciado, o que ajudou a FTX a crescer mais rápido e maior, operando fora da lei”, disse o procurador Damian Williams em comunicado após a sentença.

Já Bankman-Fried foi condenado a 25 anos de prisão em março.