Ex-astro da NBA é intimado em processo judicial sobre a FTX

Escritório de advocacia disse que Shaquille O’Neal fugiu durante três meses para não receber documentos da ação coletiva; ele é acusado de fazer promoção de produto ilegal da FTX
Imagem da matéria: Ex-astro da NBA é intimado em processo judicial sobre a FTX

Shaquille O'Neal (Shutterstock)

Shaquille O’Neal, o ex-astro da liga de basquete profissional dos EUA, a NBA, finalmente recebeu documentos em uma ação judicial na qual é acusado de promover a falida corretora FTX, depois de um período de três meses no qual advogados do caso acusaram o ex-jogador de estar se escondendo para não não ser intimidado a comparecer frente a um juiz.

Ao lado de outras celebridades de peso nos EUA, como o jogador de futebol americano Tom Brady, O’Neal, foi nomeado réu em um processo criado em novembro de 2022 em um Tribunal Distrital Federal da Flórida.

Publicidade

O processo alega que as celebridades “participaram ativamente” na oferta e venda de títulos mobiliários não registrados pela FTX.

You have been running from us for months & all other FTX celebrities have agreed to receive their complaints. Please have the courtesy & honor to simply allow our process servers tomorrow to deliver our legal complaint on your behalf, so you can defend your actions in this matter

— The Moskowitz Law Firm (@moskowitzesq) April 14, 2023

No início deste mês, advogados do escritório de advocacia Moskowitz – que representa um investidor na ação coletiva – disseram que tinham feito várias tentativas para intimar O’Neal com papéis pessoalmente nos últimos meses, mas não tiveram sucesso.

“Basicamente, o maior homem dos EUA está se escondendo do nosso processo”, o advogado Adam Moskowitz contou ao Decrypt.

Na semana passada, os tweets postados na conta do escritório de advocacia dirigiram-se diretamente a O’Neal, alegando que eles estiveram do lado de fora dos estúdios do canal de TV TNT, em Atlanta, durante toda a semana na esperança de entregar a denúncia em mãos, mas foram impedidos pela segurança.

“Você está fugindo de nós há meses e todas as outras celebridades da FTX concordaram em receber suas acusações”, o escritório de advocacia escreveu.

Uma atualização lançada na noite de domingo disse que O’Neal tinha finalmente sido intimimado fora de sua casa, com um registro do incidente feito em suas próprias câmeras de segurança em casa.

Publicidade

Com os documentos agora entregues, o processo poderá prosseguir. 

Shaqtoshi’ e seus parceiros famosos da FTX

Apelidado de “Shaqtoshi” pela FTX, O’Neal disse em um anúncio que estava dando um “all in” na exchange. Mas ele disse mais tarde na CNBC que ele não entende de criptoativos e provavelmente evitará investir nisso após o colapso da exchange.

Em um vídeo postado na conta da FTX em junho de 2022, O’Neal disse que estava animado por fazer parceria com a FTX para ajudar a tornar as criptomoedas acessíveis para todos. “Eu já tô dentro. E você?”

We couldn't keep it secret any longer! We're partnering with…the one…the only…@SHAQ! (a.k.a. Shaqtoshi) pic.twitter.com/V37UQ5wsXI

— FTX (@FTX_Official) June 1, 2022

Várias das celebridades mencionas na ação judicial entraram com um pedido de extinção do processo, argumentando que foi a FTX, e não as celebridades patrocinadas, que atraiu os usuários a abrir “Yield Bearing Accounts” (YBAs), o tipo de conta no centro da denúncia.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.