ETFs de Ethereum à vista podem ser lançados no dia 2 de julho nos EUA, ou seja, em cerca de duas semanas, segundo previsões de Eric Balchunas, analista de ETF do Bloomberg. Em um post no X na noite de sexta-feira (14), ele considerou pelo menos três fatores para o seu palpite.
O primeiro fator descrito por Balchunas é que na mesma sexta-feira os emissores de formulário S-1 à SEC receberam pedido de comentários “bem leves, nada importante”, que deverão ser respondidos em uma semana. Portanto, ele considera que os emissores não devem se complicar com o feedback e prevê que o documento chegue às mãos do regulador já na próxima semana.
O segundo fator declarado por Balchunas é o período de férias dos responsáveis pela movimentação desses relatórios está próximo, o que pode apressá-los a liquidar logo essa fatura.
“Boa chance de que eles trabalhem para declará-los em vigor na próxima semana e tirá-los de suas mãos na semana de férias. Qualquer coisa possível, mas este é o nosso melhor palpite a partir de agora”, escreveu o analista.
Por fim, para que os ETFs de Ethereum à vista sejam lançados no início de julho, Balchunas considerou sua experiência acerca desses eventos. Segundo ele — respondendo a um usuário no X, quando um pedido S-1 é aprovado, historicamente o produto vinculado a ele começa a ser comercializado no dia seguinte.
SEC fala sobre ETFs de Ethereum
A previsão de Eric Balchunas ocorreu um dia depois de o presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), Gary Gensler, afirmar que os formulários de registro S-1 para vários candidatos à ETFs Ethereum à vista provavelmente serão aprovados neste verão nos EUA, ou seja, entre julho e agosto, conforme as estações norte americanas.
A informação chegou depois que a agência aprovou os pedidos 19b-4 das bolsas de valores no final de maio para listar esses produtos. Tudo o que é necessário agora é a aprovação regulatória sobre as aplicações de emissores individuais, após o qual ETFs de Ethereum à vista podem entrar em operação imediatamente nos Estados Unidos.
Muitos analistas — incluindo a K33 Research — esperam que os produtos à vista baseados em ETH absorvam até US$ 4 bilhões nos primeiros cinco meses, representando de 20% a 30% dos fluxos de seus produtos similares baseados em Bitcoin.
A SEC aprovou oito pedidos de ETFs de Ethereum à vista — formulários 19b-4, de empresas gestoras de ativos no dia 23 de maio deste ano. A aprovação dos registros S-1, portanto, são a próxima e última fase para que antes os produtos comecem a ser negociados nas bolsas de valores.
O que são os ETFs?
ETF é um veículo de investimento popular que é negociado em uma bolsa de valores. Ele permite que investidores comprem ações que acompanham o preço de um ativo subjacente — que pode ser qualquer coisa, desde ouro e moedas estrangeiras até criptomoedas e ações de tecnologia.
Um ETF de Ethereum à vista — assim como um de Bitcoin — significa que um gestor de fundos cuida da compra e armazenamento das moedas digitais ETH, convidando pessoas a comprar ações que acompanham seu valor. Isso garante exposição à segunda maior criptomoeda em valor de mercado, sem ter que lidar com as questões de custódia.
- Quer ter a chance de ganhar 1 ethereum (ETH)? Abra sua conta grátis no Mercado Bitcoin e comece a negociar o quanto antes.