Empresa de pagamentos com criptomoedas que chegou a valer US$ 1,5 bilhão vai fechar as portas

A Wyre diz que está encerrando operações devido a “condições de mercado”; clientes podem retirar valores até dia 14 de julho
mescla de dólares e moedas de bitcoin sobre a mesa

Shutterstock

A empresa de pagamentos com criptomoedas Wyre anunciou que vai encerrar as operações, após quase uma década no mercado.

“Devido às condições do mercado, tomamos essa decisão para proteger o melhor interesse de nossos principais stakeholders e clientes”, disse a empresa em um post no Twitter na sexta-feira (16). A empresa acrescentou que “esta decisão não se deve a nenhuma orientação das agências reguladoras. A Wyre continua a garantir os ativos digitais dos clientes.”

Publicidade

A empresa de pagamentos com criptomoedas processará as retiradas normalmente até 14 de julho, e depois disso os usuários terão que entrar em um “processo separado para recuperar seus criptoativos”. Detalhes sobre o processo serão publicados no blog da empresa posteriormente.

After nearly a decade, Wyre is winding down. Due to market conditions, we made this decision to protect the best interest of our key stakeholders and customers. This decision is not due to any regulatory agency direction. Wyre continues to secure customer assets.

— Wyre (@sendwyre) June 16, 2023

No ano passado, o provedor de pagamento online Bolt, tentou comprar a Wyre por US$ 1,5 bilhão — no que seria a maior aquisição de uma empresa de criptomoedas na época. No entanto, o acordo desmoronou apenas alguns meses depois.

Até o último momento

Em janeiro, o CEO da Wyre, Ioannis Giannaros, informou seus funcionários por e-mail que ele estava liquidando a empresa e planejava encerrar os serviços naquele mês. Giannaros minimizou as alegações de paralisação em um e-mail posterior, dizendo: “Ainda estamos operando, mas voltaremos a planejar nossos próximos passos.”

Na semana seguinte, a empresa anunciou uma limitação das retiradas afirmando que a ação era “do melhor interesse da nossa comunidade”. Os usuários só puderam retirar 90% dos seus fundos, mas essa regra foi cancelada menos de uma semana depois.

Em abril, Wyre fez de Stephen Cheng seu CEO permanente após um curto período como CEO interino e anunciou o relançamento de sua parceria com a MetaMask. O fechamento da empresa de pagamentos cripto ocorre 10 anos depois de ter sido fundada em 2013.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.