Empresa de NFTs bloqueia saques e proíbe uso de serviços por clientes russos

Contas russas da Dapper Labs não poderão comprar, vender ou presentear colecionáveis ​​digitais em várias plataformas devido à sanções contra o país
Cadeado

Shutterstock

A Dapper Labs está restringindo o uso de seus serviços por contas da Rússia, anunciou a empresa.

A decisão foi tomada após sanções impostas pela União Europeia (UE) na quinta-feira (6) contra a Rússia e cidadãos russos devido à invasão da Ucrânia. A Dapper, especializada em colecionáveis ​​NFT (Tokens Não Fungíveis, na sigla em inglês), disse que foi orientada a agir por seu parceiro de processamento de pagamentos, que está sujeito aos regulamentos da UE.

Publicidade

“Agora é proibido fornecer serviços de carteira, conta ou custódia de criptoativos de qualquer valor para contas com conexões com a Rússia”, afirmou a Dapper em um comunicado à imprensa. “No entanto, Dapper não fechou as contas.”

Os usuários afetados pela suspensão parcial não poderão comprar, vender ou presentear colecionáveis ​​digitais em plataformas como UFC Strike, NBA Top Shot e NFL All Day. Eles também não poderão sacar fundos de suas contas Dapper ou fazer compras com saldos existentes.

No entanto, os usuários de contas vinculadas à Rússia ainda poderão acessar e visualizar os NFTs que compraram. A empresa enfatizou que os usuários afetados manterão a propriedade de seus ativos, mesmo que não possam vendê-los.

“Independentemente deste novo regulamento, qualquer NFT adquirido anteriormente por um usuário afetado continua a pertencer a esse usuário”, afirmou Dapper.

Embora a Dapper tenha fechado acordos com as principais ligas esportivas americanas, também permitiu a venda de itens colecionáveis ​​relacionados a lutadores russos que participaram do UFC, como Khabib Nurmagomedov. O NFT com o preço mínimo mais alto à venda no UFC Strike retrata uma das vitórias de Nurmagomedov, com um preço inicial de US$ 3.700.

Publicidade

Escalada de restrições

As sanções da UE representam uma escalada das restrições anteriores sobre criptomoedas estabelecidas em abril. De acordo com um comunicado de imprensa da UE, “as proibições existentes sobre criptoativos foram reforçadas” ao banir serviços independentemente do valor de uma carteira, que anteriormente era limitada a € 10 mil.

A Rússia também tomou medidas para restringir as transações de criptomoedas nesta semana, colocando a OKX na lista negra, uma das maiores exchanges do mundo em volume, de acordo com o portal CoinGecko.

É provável que mais empresas da web3 sigam o exemplo com restrições como resultado das novas sanções da UE. Isso pode colocar as empresas em uma posição difícil no futuro, pois equilibram o peso da conformidade regulatória com uma comunidade que geralmente é resistente à censura.

*Traduzido com autorização do Decrypt.

Aprenda a ganhar dinheiro com Cripto: Você pode ter acesso a um curso exclusivo com os maiores especialistas em cripto para aprender os fundamentos e as técnicas que te ajudam a navegar nas altas e baixas do mercado. Garanta sua vaga aqui!