Elon Musk acredita que inteligência artificial vai “desarmar a humanidade” para trazer paz mundial

A visão de Musk para o futuro da inteligência artificial poderia colocar os humanos “sob rigorosos controles” para o nosso próprio bem
Imagem da matéria: Elon Musk acredita que inteligência artificial vai "desarmar a humanidade" para trazer paz mundial

Elon Musk (Foto: Reprodução/YouTube)

A inteligência artificial não é tão ruim assim, certo?

Indo contra a ideia de que IA vai causar a “destruição total da humanidade”, Elon Musk ofereceu outra visão: o potencial da IA assumir um papel autodenominado como pacificadora global ou, como ele formulou, tornar-se nossa “babá uber”.

Publicidade

Essa IA hipotética priorizaria a segurança humana assumindo o controle de todos os sistemas de computação e armas da Terra.

“Uma maneira de alcançar a paz mundial é tirar todas as armas dos humanos para que eles não possam mais usá-las”, disse Musk durante uma entrevista com o Wall Street Journal. “Eu não acho que a IA vai tentar destruir toda a humanidade, mas pode nos colocar sob controles rígidos.”

O CEO da SpaceX e da Tesla previu que os primeiros usos sinistros da IA provavelmente serão na tecnologia de armas, alertando para o advento de “guerras de drones” entre nações avançadas com capacidades significativas de IA e drones. Ele também alertou para a desinformação e a interferência eleitoral no curto prazo.

“A caneta é mais poderosa do que a espada, então um dos primeiros lugares em que temos que ter cuidado com a IA sendo usada é nas redes sociais para manipular a opinião pública”, disse Musk.

Uma solução conveniente? Ser verificado no Twitter, ele sugeriu.

Musk acrescentou que, nos próximos dez anos, também poderemos ver o desenvolvimento da Inteligência Geral Artificial (AGI). A “AGI” é como uma IA que pode aprender e executar qualquer tarefa intelectual ao nível de um ser humano. “Indiscutivelmente, estamos no horizonte de eventos do buraco negro que é a super inteligência social”, alertou, referindo-se à AGI.

Publicidade

Ainda assim, existe uma possibilidade mais otimista, o que ele chamou de “cenário benigno” para a AI, em que o custo de vários produtos despencará.

“Em termos de acesso a bens e serviços, acho que a IA estará inaugurando uma era de abundância real”, disse Musk.

Os dias da Doge não acabaram

Embora as opiniões de Musk sobre a IA sejam decididamente mistas, ele continua a expressar senso de humor quando fala sobre criptomoedas.

Quando perguntado sobre sua criptomoeda favorita, ele comentou: “a Dogecoin é o meu tipo de criptomoeda favorita porque tem o melhor humor e cães.”

Publicidade

“Não estou aconselhando ninguém a apostar sua fazenda em Dogecoin”, disse ele, mas acrescentou que “o resultado mais irônico seria que ela se tornasse a moeda global.”

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.