A AlphaPoint, empresa americana de softwares focados na tecnologia blockchain, está ajudando o governo de El Salvador a solucionar problemas na carteira de criptomoedas estatal Chivo, comunicou o site do governo na terça-feira (01).
“O governo do presidente Nayib Bukele informa que a empresa americana AlphaPoint está fornecendo tecnologia para a Chivo Wallet, a primeira carteira digital nacional do mundo”, diz um trecho do comunicado.
Desde que a carteira Chivo foi lançada, os usuários do bitcoin de El Salvador têm reclamado de erro de dados e sumiço de fundos e que há demora na resposta quando acionam o suporte. No entanto, agora o governo parece otimista na solução do problema.
“A AlphaPoint, que fornece tecnologia financeira para instituições em todo o mundo, está adicionando sua experiência para oferecer serviços financeiros e acesso ao Bitcoin para milhões de salvadorenhos que estão ativos usando a carteira Chivo”, diz a nota, que enaltece as ações do presidente Nayib Bukele acerca da adoção do bitcoin no país.
Para o CEO da AlphaPoint, Igor Telyatnikov, “El Salvador e o presidente Bukele estão realmente liderando o mundo com a adoção do bitcoin em escala nacional”. Ele ressaltou, contudo, que muitos dos usuários estão acessando serviços financeiros pela primeira vez por meio da Chivo.
“Ninguém mais tentou executar um projeto dessa natureza. Nós da AlphaPoint temos a honra de estar envolvidos no processo e fornecer as soluções confiáveis e dimensionadas necessárias para esse esforço”, disse Telyatnikov.
Bitcoin em El Salvador
Em maio do ano passado, o presidente Bukele havia anunciado que El Salvador iria aceitar a principal criptomoeda como moeda corrente quando ele divulgou a notícia a uma audiência maximalista na Bitcoin Conferência de 2021, em Miami. O Bitcoin foi lançado como moeda de curso legal em setembro de 2021 com ‘Lei do Bitcoin’.
Desde então, sua política é repleta de controvérsias. O FMI, na época, criticou a política de bitcoin de Bukele, repetindo o discurso recentemente ao sugerir que o governo salvadorenho abandone o uso do bitcoin como moeda de curso legal.
Em resposta, na terça, El Salvador respondeu que “nenhuma organização internacional nos obrigará a fazer qualquer coisa“. Vale lembrar que Bukele pretende emitir títulos do governo em bitcoins no valor de US$ 1 bilhão, uma estratégia arriscada para os compradores segundo especialistas.