CVM suspende empresa que prometia lucros de 1.100% com robô trader

CVM determina suspensão imediata de ofertas ilegais de administração de carteiras pela internet

Braço robótico expõe moeda de Ethereum ETH

Shutterstock

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) emitiu na quarta-feira (9) uma stop order contra a empresa Genesis Capital Gestora de Recursos Ltda, também divulgada como Gênesis Tech.

No site identificado pela CVM, a Gênesis Capital sugere que os ativos indicados por ela negociados com um “robô trader” poderiam render 1.100% de lucro ao ano. Vale notar, no entanto, que negociação forex é proibida no Brasil.

Publicidade

A CVM identificou indícios de que o site “www genesiscapital tech” e o perfil do Instagram @genesiscapitalbr estão oferecendo, sem autorização, serviços de administração de carteiras de valores mobiliários a residentes no Brasil — uma atividade que exige prévia autorização da autarquia para não se configurar crime.

A atuação sem essa autorização pode culminar em detenção de 6 meses a 2 anos, e multa, de acordo com as leis de valores mobiliários do Brasil.

“De acordo com a Superintendência de Relações com Investidores Institucionais (SIN), foram identificados indícios de que a empresa vem oferecendo serviços de administração de carteiras de valores mobiliários. ATENÇÃO. A Gênesis Tech não possui autorização da CVM para exercer a atividade de administradora de carteiras de valores mobiliários”, alertou a autarquia.

A CVM, por meio da Deliberação 900, determinou então que a empresa suspenda imediatamente qualquer oferta de serviços de administração de carteiras de valores mobiliários no Brasil, inclusive pela internet e redes sociais.

Publicidade

“Caso a ordem seja descumprida, a empresa e envolvidos poderão pagar multa diária de R$ 100 mil, além de responder por infrações anteriores em processo administrativo”, concluiu o relatório assinado pelo presidente João Pedro Barroso do Nascimento.

No início desta manhã, o site da Gênesis ainda se encontra ativo, conforme visto pela reportagem.

  • O Bitcoin mostra muita força no 2º trimestre e é destaque entre os ativos de risco. Será que uma próxima máxima história de preço vem aí? Agora é hora de agir estrategicamente. Abra sua conta no MB e prepare sua carteira!