Criador do Ethereum elogia ChatGPT: “Reduz a diferença de amadores para profissionais”

Vitalik Buterin deu um exemplo prático da capacidade do ChatGPT ao usar a ferramenta para realizar um processo altamente complexo
Vitalik-Buterin-Ethereum

Vitalik Buterin, criador do Ethereum (Foto: Flickr)

O criador do Ethereum, Vitalik Buterin, publicou em seu blog nesta sexta-feira (14) uma demonstração prática de como o popular programa de Inteligência Artificial (AI) ChatGPT pode ajudar a diminuir a barreira entre os profissionais e os amadores na execução de algumas tarefas complexas.

A demonstração por si só pode ser bastante complexa para a maioria das pessoas, mas o ChatGPT também pode ajudá-las a entender.

Publicidade

“(…) Um exercício de uso do ChatGPT 3.5 para fazer coisas estranhas e ver o que acontece”

Vitalik Buterin

Em seu post, Buterin — exercendo o papel de um amador — pede ao ChatGPT que desenvolva um script para realizar cálculos de física complexos, que envolvem a coleta de dados no mundo real e conceitos de distância e tempo em uma grande amostragem de análise.

Parece difícil? Até mesmo a mente brilhante por trás do segundo maior projeto descentralizado do mercado demonstra concordar, já que recorreu à ajuda da inteligência artificial para tanto.

Em um resumo do experimento realizado por Vitalik Buterin, o ChatGPT descreveu:

  • O método ideal para atingir um objetivo definido pelo autor;
  • Como a execução deste método deveria ser realizada;
  • Escreveu o código para que ela fosse possível;
  • Definiu ferramentas complementares úteis (APIs);
  • Forneceu a fonte para coleta destas ferramentas;
  • Auxiliou na correção de alguns pequenos bugs das soluções iniciais.

Desse modo, a ferramenta acabou fornecendo dados para uma análise comparativa da relação entre a distância entre dois pontos e o tempo necessário para cobrir essa distância usando todo e qualquer meio de transporte disponível — andando, carro, ônibus, avião e até mesmo viagens interestelares.

O próprio Vitalik afirmou no blog que o ChatGPT ainda não consegue substituir completamente a presença de um profissional e que, em um certo ponto, seria muito mais eficiente apenas contratar o especialista para entregar a demanda.

Publicidade

De qualquer forma, o criador do Ethereum demonstrou que algo antes impossível para um leigo ou amador agora é parcialmente possível com o auxílio de ferramentas de AI como o ChatGPT.

O que abre portas intrigantes para, por exemplo, a colaboração de leigos, hobistas, entusiastas e investidores de criptomoedas para os códigos, projetos e protocolos open source que criam a base para que eles possam existir — como no Bitcoin ou Ethereum, por exemplo.

Apesar dos avanços potenciais, muitos países parecem determinados a proibir o uso da ferramenta. Enquanto isso, Vitalik Buterin afirma com clareza:

“O ChatGPT parece excepcionalmente bom em me ensinar sobre bibliotecas e APIs das quais nunca ouvi falar, mas que outras pessoas usam o tempo todo; isso reduz a barreira de entrada entre amadores e profissionais, o que parece ser algo muito positivo.”