Corretoras voltam a listar XRP após vitória da Ripple nos tribunais

Coinbase, Kraken, Gemini, Bitstamp e Crypto.com estão entre as exchanges que voltam a apostar no token da Ripple; CZ ressalta que a Binance nunca deslistou a moeda
Imagem da matéria: Corretoras voltam a listar XRP após vitória da Ripple nos tribunais

Foto: Shutterstock

Algumas das principais exchanges do mercado de criptomoedas estão relistando o token XRP em suas plataformas, após a decisão de quinta-feira (13) da Justiça dos EUA que que deu uma vitória judicial parcial à Ripple, emissora da criptomoeda.

A Kraken, a Crypto.com, Gemini e a Bitstamp liberaram novamente as negociações de XRP pouco após a Coinbase ter feito o mesmo.

Publicidade

A pressa de disponibilizar o XRP novamente aos usuários dos EUA vem na sequência de uma decisão parcial no caso da SEC contra a Ripple.

A juíza distrital federal americana Analisa Torres definiu que o token XRP “não é necessariamente um valor mobiliário em suas características”, exceto quando vendido para levantar fundos de instituições.

Embora o caso não se referisse a vendas secundárias de XRP, a decisão de proclamar que não é um título aumentou a confiança das exchanges de criptomoedas em oferecer o token.

“Vemos a decisão do tribunal como um primeiro passo para uma clareza jurídica significativa nos EUA”, disse Marco Santori, diretor jurídico da Kraken, no Twitter. “A clareza nos permite planejar, contratar e investir aqui nos EUA, onde fomos fundados.”

Publicidade

1/ This morning, the Federal Court for the Southern District of New York ruled that XRP is not a security.

As such, just a few minutes ago, Kraken re-enabled trading in XRP for US users. https://t.co/HlflXOT7z1

— Marco Santori (@msantoriESQ) July 13, 2023

Várias exchanges haviam interrompido a negociação de XRP depois que a SEC alegou que o token era um valor mobiliário, no final de 2020.

Changpeng CZ Zhao, criador da Binance, foi ao twitter ressaltar que a corretora nunca havia interrompido a negociação do token.

.@binance never delisted XRP. Trading link below.https://t.co/DckrpdqoKc

— CZ 🔶 Binance (@cz_binance) July 14, 2023

Em um post anunciando o retorno do token, a Bitstamp disse que sua decisão de relistagem foi motivada pela última decisão judicial, e acrescentou que o XRP é o ativo “mais preferido” por seus clientes depois do Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH), o que torna o “especialmente importante” para a plataforma.

A Gemini também anunciou que está explorando a listagem do XRP novamente.

O cofundador da Gemini, Cameron Winklevoss, disse no Twitter que a decisão poderia desviar a SEC em seus esforços para regular a indústria cripto.

Publicidade

“Este é um momento decisivo que relega a SEC às finanças tradicionais e a torna um regulador de dinossauros”, escreveu ele.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.