A corretora de criptomoedas FTX está interrompendo os saques de clientes nesta terça-feira (8), de acordo com o portal The Block, que usa dados on-chain para trazer a informação.
De acordo com o The Block, a última transação da FTX na rede Ethereum foi feita às 6h37 ET (8h37 no Brasil), segundo registros da ferramenta Etherscan. Dados das blockchains Tron e Solana também mostram interrupção.
Leia também: Por que a Binance e a FTX entraram em guerra e criaram uma crise no mercado de criptomoedas
“Parece que a FTX parou de processar pedidos on-chain de saques pelo menos das carteiras do Ethereum, Tron e Solana”, afirma Steven Zheng, analista de dados do The Block. “Isso é estranho porque parece haver pessoas na fila aguardando para fazer suas retiradas”.
O Portal do Bitcoin conversou com dois investidores brasileiros – que pediram para não terem os nomes revelados – que também afirmam não terem conseguido realizar saques na exchange nas últimas horas.
Não está claro neste momento se a interrupção é uma medida oficial devido à falta de recursos ou se trata de um atraso gerado pelo congestionamento de ordens de retirada na plataforma. Ainda não há uma posição oficial da FTX sobre o assunto.
O bloqueio acontece em meio ao processo de perda de valor do token nativo da FTX, o FTT. Após recuar 19% nas primeiras horas da terça-feira, as vendas seguem se intensificando: por volta das 12h, o token já registra baixa de 32%, sendo cotado a US$ 15,21, segundo o portal CoinMarketCap.
Os desdobramentos de hoje aconteceram logo depois do anúncio dos planos da Binance para se livrar de todas as suas participações FTT e a retiradas em massa de stablecoins e outros criptoativos da FTX.
As saídas da FTX foram, por sua vez, parcialmente causadas por especulações da insolvência da Alameda Research, braço formador de mercado da FTX, uma situação que o bilionário Sam Bankman-Fried, dono da FTX, descreveu na segunda-feira como um concorrente “tentando ir atrás de nós com falsos rumores”.
Nas palavras de Bankman-Fried: “Um competidor está tentando nos perseguir com ‘falsos rumores’. A FTX está bem. Os ativos estão bem”.
Procurando uma corretora segura que não congele seus saques? No Mercado Bitcoin, você tem segurança e controle sobre seus ativos. Faça como nossos 3,8 milhões de clientes e abra já sua conta!