A Coinbase anunciou na quarta-feira que sua plataforma está se expandindo para além dos ativos digitais, com clientes nos EUA obtendo acesso à negociação tradicional de ações como parte de uma atualização abrangente.
Em um evento transmitido ao vivo, a exchange detalhou mudanças em mais de uma dúzia de produtos novos e existentes, que vão desde mercados de previsão até finanças descentralizadas (DeFi) na Solana, bem como uma plataforma completa para a criação de representações digitais de ativos do mundo real.
Como uma corretora sem comissões, a Coinbase afirmou que oferecerá suporte a milhares de ações e ETFs nos próximos meses, com negociação cinco dias por semana. A empresa também planeja lançar contratos futuros perpétuos atrelados a ações fora dos EUA no próximo ano.
Leia também: Coinbase vai parar de pagar recompensas em USDC para usuários gratuitos dos EUA
A oferta espelha os serviços oferecidos por concorrentes como Kraken e Robinhood, o que a Coinbase descreveu como um “marco importante para viabilizar ações tokenizadas”. A Coinbase também planeja lançar um serviço que permitirá que instituições tokenizem ativos.
Em entrevista ao Decrypt, Scott Shapiro, chefe de negociação da Coinbase, afirmou que a empresa espera oferecer acesso à negociação de ações tokenizadas no próximo trimestre. Ele observou que a oferta de ações da Coinbase, desde o início, é compatível com a stablecoin USDC da Circle.
“Ainda há muito trabalho a ser feito”, disse ele, explicando que o cronograma de tokenização depende em grande parte das diretrizes que estão sendo elaboradas pela Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC). “A paralisação do governo obviamente não ajudou.”
Tokenização na Coinbase
Shapiro disse que o modelo de tokenização da Coinbase permitirá que os participantes do mercado “empacotem e desempacotem” ações tradicionais, que podem ser movimentadas entre várias blockchains e aplicativos, enquanto “as ações subjacentes permanecem custodiadas em um local seguro”.
Após o apoio da Robinhood aos mercados de previsão baseados na Kalshi neste verão, a Coinbase indicou que sua entrada nesse mercado também utilizará a plataforma concorrente da Polymarket. A empresa observou que planeja integrar outras plataformas de mercado de previsão no futuro.
Leia também: Polymarket: como funciona o maior mercado de previsões do mundo
A empresa afirmou que também permitirá que clientes nos EUA negociem contratos futuros perpétuos, que permitem aos investidores manter posições alavancadas em ativos digitais por tempo indeterminado. Em julho, a Coinbase começou a oferecer contratos futuros perpétuos para Bitcoin e Ethereum.
A empresa informou que os clientes agora podem negociar qualquer ativo compatível com uma exchange descentralizada baseada na Solana diretamente no aplicativo móvel da Coinbase. O recurso foi anunciado em agosto, quando a Coinbase ofereceu acesso a tokens em sua rede de segunda camada do Ethereum, a Base.
“Com milhões de ativos na Base e na Solana agora disponíveis por padrão no aplicativo principal da Coinbase, continuaremos expandindo para outras redes ao longo do tempo”, afirmou uma publicação no blog da empresa.
A Coinbase destacou que seu aplicativo Base, uma reformulação da carteira de autocustódia da empresa, está disponível em 140 países. O aplicativo permite que os usuários ganhem dinheiro com publicações e joguem, combinando elementos sociais com recursos aos quais os usuários de criptomoedas já estão acostumados.
Leia também: “Não há a menor chance” de o Bitcoin chegar a zero, diz CEO da Coinbase
Consultor de IA e stablecoins
A empresa afirmou que sua “atualização de sistema” também inclui um consultor com inteligência artificial para gestão de patrimônio, capaz de auxiliar os clientes na criação de portfólios ou na análise de notícias.
Por fim, a exchange informou que oferecerá um serviço que permitirá às empresas criar stablecoins personalizadas, possibilitando que elas coloquem sua “marca em destaque em todas as transações”. Isso se alinha ao x402, um padrão da internet para pagamentos com stablecoins que pode ser usado para viabilizar pagamentos por agentes de IA, acrescentou a exchange.
Analistas do banco de investimentos Compass Point estimaram esta semana que a Coinbase poderá faturar US$ 230 milhões anualmente com mercados de previsão. No entanto, analistas do banco de investimentos Mizuho também alertaram que uma parcela significativa dos usuários provavelmente venderá criptomoedas para financiar apostas.
As ações da Coinbase fecharam cotadas em torno de US$ 244 na quarta-feira, uma queda de mais de 3%. O preço das ações da empresa caiu cerca de 1,5% no acumulado do ano, enquanto ela continua a construir as bases para sua visão do futuro das finanças.
* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.
Não perca a chance de investir em uma cripto que já entregou mais de 5.900% de retorno em seu histórico! Compre Solana (SOL) no MB de forma fácil, segura e transparente.
