Uma nova ferramenta desenvolvida pela Coinbase permitirá que os usuários recuperem tokens ERC-20 que estavam perdidos para sempre, por terem sido enviados para endereços públicos incompatíveis associados à exchange.
Os tokens ERC-20 são o formato padrão de tokens Ethereum e ganharam destaque durante o boom das ICOs (sigla em inglês para Oferta Inicial de Moedas) de 2017. Muitas dessas moedas, no entanto, não são suportadas pela Coinbase.
Isso significa que tokens ERC-20 incompatíveis enviados para endereços da Coinbase acabam no limbo, com os administradores da plataforma incapazes de resgatá-los.
A “ferramenta de recuperação de ativos” que será lançada nas próximas semanas facilitará a recuperação de mais de 4 mil desses tokens antes não suportados.
A quantidade total de tokens perdidos dessa maneira não é clara, mas um porta-voz da Coinbase disse ao Decrypt que trata-se de “uma pequena fração do total de transferências feitas”.
Até agora, a falta de uma política de recuperação tem sido uma fonte de sofrimento para vários usuários.
Um usuário do Twitter, Shaman Yakubu, fez uma publicação no ano passado alegando que perdeu 400 dos tokens MATIC da Polygon para a Coinbase dessa maneira. Outro usuário especulou que “milhões em dinheiro de investidores foram perdidos e moedas queimadas sem nenhum motivo além de tokens rotulados incorretamente”.
Os usuários que esperam recuperar seus ativos ERC-20 perdidos terão que fornecer detalhes da transação que resultou na perda, e a recuperação subsequente exigirá uma pequena taxa para atividades superiores a US$ 100.
Ainda não está claro se outros tokens incompatíveis — isto é, além dos ERC-20 — também serão suportados pela nova ferramenta. A plataforma estará indisponível no Japão e na Coinbase Prime.
*Traduzido e editado pelo Portal do Bitcoin com autorização do Decrypt.
Participe da comunidade de WEB3 que mais cresce no Brasil. Clique aqui e venha conversar no Discord com os maiores especialistas do país.