O presidente da Comissão de Valores Mobiliários (SEC), Paul Atkins, disse em entrevista nesta quinta-feira (29) que “chegou a hora” de planos de aposentadoria, incluindo os 401(k), passarem a incluir criptomoedas e Bitcoin.
“Acho que chegou a hora de avançar com isso”, disse Atkins em entrevista à CNBC. Porém, o executivo ressaltou que isso deve ser feito “de forma gradual, com salvaguardas para proteger os aposentados”.
Além disso, o presidente da SEC lembrou que “muitas pessoas já estão expostas a cripto e a outros tipos de ativos como esses por meio de seus fundos de pensão”.
Em agosto do ano passado, o presidente Donald Trump assinou uma ordem executiva que permite que os planos de aposentadoria nos Estados Unidos, chamados de 401(k), tenham investimentos em criptomoedas , como o Bitcoin, e outros ativos alternativos.
A execução e acompanhamento da ordem está sendo feita em conjunto pelo Departamento do Trabalho, a Comissão de Valores Mobiliários (SEC), o Departamento do Tesouro e outros órgãos nacionais.
O 401(k) é uma conta de aposentadoria e veículo de investimento popular usado por americanos, que representa trilhões de dólares em ativos, com indivíduos frequentemente contribuindo regularmente por meio de seus empregadores ou contracheques para garantir uma receita mensal no futuro.
Presidente da CFTC vê cenário promissor
A entrevista para a CNBC foi feita em conjunto com o presidente da CFTC, Michael Selig, que previu que os ativos digitais vão “florescer” assim que o Congresso finalizar as regras de estrutura do mercado dos EUA.
“A tecnologia blockchain já existe há cerca de 15 anos e está realmente transformando a forma como esses mercados estão se desenvolvendo dentro da nossa área de atuação”, disse ele. “Vimos muitas dessas tecnologias e ativos irem para o exterior, e queremos trazê-los de volta.”
Selig ressaltou que se for implementado um “padrão ouro para os mercados de criptoativos nos EUA”, irão surgir muitos novos tipos de produtos, de mercados on-chain e aplicações financeiras. “Isso nos levará ao futuro e fará dos EUA o principal lugar para fazer negócios e oferecer ativos digitais.”
Investimento parado? É hora do Dólar Digital Turbinado! De 20 a 31/01, você pode ganhar recompensas de até 10% ao ano por 3 meses. Saiba mais!
