Resumo
- A Robinhood planeja oferecer “milhares” de empresas privadas como ações tokenizadas.
- A OpenAI denunciou a plataforma por oferecer suas ações apesar de ser uma empresa privada.
- Vladimir Tenev, cofundador e CEO da Robinhood, disse que várias empresas privadas entraram em contato para serem adicionadas como ações tokenizadas.
O cofundador e CEO da Robinhood, Vladimir Tenev, descreveu a intenção da plataforma de listar “milhares” de empresas privadas como ações tokenizadas. A declaração surge após a controvérsia em torno das ações baseadas em tokenização das empresas privadas OpenAI e SpaceX. O criador do ChatGPT chegou a denunciar publicamente a oferta.
Empresas privadas não são negociadas publicamente em bolsas de valores. As empresas normalmente atraem investimentos de fundadores, capitalistas de risco, empresas de private equity e, às vezes, também de investidores-anjo e funcionários. Como resultado, o investimento nessas empresas é fechado ao público.
A oferta de ações tokenizadas da Robinhood, disponível apenas na UE, busca resolver esse problema dando aos traders acesso às ações por meio de sua própria rede de segunda camada no Ethereum.
“Gostaríamos de ter milhares de empresas privadas na plataforma, acessíveis ao varejo”, disse Tenev em entrevista à Bloomberg. “E, na verdade, desde o nosso anúncio, tenho recebido uma enxurrada de consultas de empresas privadas que realmente querem acesso ao varejo, ter suas ações tokenizadas, fazer parte dessa revolução.”
Os analistas da Myriad Markets acreditam que há uma probabilidade de 51,6% de que a Robinhood adicione pelo menos mais uma empresa privada como token de ações até o final do mês.
Tenev explicou que as ações tokenizadas da OpenAI e da SpaceX ainda não são negociáveis — elas foram distribuídas aos usuários por meio de um sorteio. Mesmo assim, isso gerou reações negativas na conta oficial da OpenAI X no início deste mês.
“Não fizemos parceria com a Robinhood, não estivemos envolvidos nisso e não endossamos isso”, escreveu a OpenAI no X. “Qualquer transferência de capital da OpenAI requer nossa aprovação — não aprovamos nenhuma transferência.”
Para que a Robinhood emita ações tokenizadas, disse Tenev, a empresa precisa deter o ativo subjacente ou contratar uma “empresa financeira tradicional” para detê-lo. Ele também explicou que ações de empresas privadas são frequentemente negociadas em um mercado secundário por investidores institucionais.
Isso implicaria que a Robinhood detém o capital da OpenAI — apesar das disputas da empresa de IA — ou está em parceria com os acionistas.
“O mecanismo difere ligeiramente dependendo do ativo, seja uma ação pública ou uma empresa privada”, disse ele, “mas a intenção é que os tokens sejam lastreados pela exposição ao ativo subjacente, em praticamente todos os casos”.
- Leia também: O que é tokenização de ativos e como funciona o processo de aprovação de um token | Opinião
A controvérsia também levantou questionamentos sobre a visão dos reguladores sobre as ações tokenizadas. Tenev afirmou que a oferta é possível devido às “regulamentações claras” da União Europeia (UE) para derivativos de criptoativos. Ele acrescentou que a Robinhood está confiante de que sua oferta “resistirá ao mais alto nível de escrutínio” e está em “discussões contínuas” com os reguladores.
Por enquanto, as ações tokenizadas da Robinhood estão disponíveis apenas na UE. Mas o CEO observou que os EUA não devem ficar “muito atrás”, já que, segundo ele, a SEC já começou a discutir o assunto.
* Traduzido e editado com autorização do Decrypt
- O Bitcoin mostra muita força no 2º trimestre e é destaque entre os ativos de risco. Será que uma próxima máxima história de preço vem aí? Agora é hora de agir estrategicamente. Abra sua conta no MB e prepare sua carteira!