Cardano (ADA) vai receber conjunto de atualizações nos próximos meses

Ontem a Cardano recebeu sua primeira atualização do ano que trouxe melhorias e “aprimoramentos poderosos” para a rede
Imagem da matéria: Cardano (ADA) vai receber conjunto de atualizações nos próximos meses

Foto: Shutterstock

Os desenvolvedores da Input Outlook, empresa por trás da Cardano (ADA), divulgaram novidades sobre as atualizações que a criptomoeda receberá ao longo do ano de 2022.

Essas mudanças serão focadas em otimizar o desempenho e escalabilidade da rede após a implantação dos contratos inteligentes que chegaram através do hard fork Alonzo.

Publicidade

“Ao longo das próximas semanas e meses, estaremos otimizando, dimensionando e trazendo novos recursos por meio de novas implantações de lançamento. Faremos isso em atualizações incrementais bem definidas que agrupam novos recursos para nossa pilha de tecnologia em lançamentos periódicos mais gerenciáveis”, diz a publicação da empresa.

O primeiro dos três principais lançamentos do ano chegou na segunda-feira (28), e os próximos estão previstos para junho e outubro por meio do que a Input Outlook chama de eventos de hard fork combinator (HFC).

No caso da Cardano, um combinador hard fork combina protocolos para permitir que a transição de redes seja feita sem interrupção ou reinicialização total do sistema.

“Essa estratégia de agrupamento tem uma lógica clara: previsibilidade. Ao criar janelas de lançamento específicas, as empresas que confiam na infraestrutura da Cardano sabem exatamente quando os principais lançamentos estão chegando, para que possam se preparar adequadamente”, explica a nota.

Publicidade

Atualização de fevereiro 

No último dia de fevereiro, a Cardano recebeu sua primeira atualização do ano que trouxe melhorias e “aprimoramentos poderosos” para a rede.

Na lista de novidades está a capacidade de criar transações em conformidade com a Concise Data Definition Language (CDDL) usando ferramentas nativas que acompanham o node. Na prática, isso elimina a necessidade de usar ferramentas de terceiros para executar esse tipo de transação.

A Cardano também passou a suportar multi-assinatura de transações em etapas incrementais. Agora uma parte pode assinar a transação primeiro e depois enviá-la para outra pessoa, em vez de ter que assiná-la em conjunto como era obrigatório até então.

Entre as outras melhorias está a implementação de nova ferramenta CLI (Interface de Linha de Comando) para verificar o cronograma de liderança; ferramenta CLI para inspeção de mempool local e para estimar o custo do script que será executado na rede principal.

Publicidade

“Nosso lançamento de fevereiro é apenas o começo”, afirma a Input Outlook. “Ao longo de 2022  apresentaremos uma série de aprimoramentos. Isso inclui elementos-chave do nosso plano de dimensionamento, como pipeline, novos CIPs Plutus, armazenamento em disco UTXO e Hydra”. 

Esses novos recursos que a Cardano receberá ao longo do ano pretendem melhorar o rendimento da rede e otimizar seu sistema para acomodar novos aplicativos de finanças descentralizadas (DeFi), contratos inteligentes e DEXs.

No final do ano passado, Charles Hoskinson, o criador da Cardano, admitiu que a rede ainda não via uma tração significativa de aplicativos descentralizados sendo construídos no seu ecossistema, uma das principais críticas feitas pela comunidade.

“Isso está levando um pouco mais de tempo, mas a qualidade está aqui e não faltam desenvolvedores”, ressaltou Hoskinson. Na época, ele disse que existiam 127 projetos trabalhando para lançar dapp na Cardano, com pelo menos 30 deles prontos para lançamento em março.