A Binance anunciou na segunda-feira (15) a prorrogação da ‘Promoção de Taxa Zero para Saques em reais (BRL)’ para 30 de junho deste ano. Até então, a ação estava agendada para encerrar no próximo dia 31.
A exchange passou a dar suporte ao Real em sua plataforma de negociação em outubro do ano passado nos pares real/bitcoin (BRL/BTC) e real/dólar (BRL/USD).
Binance no Brasil
Recentemente, a Binance contratou o executivo Ricardo Da Ros para estruturar a operação brasileira da exchange. A contratação ocorreu em janeiro — no período em que a startup argentina Ripio anunciou a aquisição da Bitcointrade.
No ano passado, a empresa sofreu um stop order da CVM, que proibiu sua plataforma de derivativos de ofertar contratos futuros em criptomoedas, bem como de captar clientes no Brasil para investimentos.
Segundo a CVM, a empresa não possui registro ou dispensa da autorização do órgão para intermediar contratos derivativos no Brasil. Mas a Binance Futures, porém, tem feito tais ofertas por meio da internet.
No início deste mês, a Associação Brasileira de Criptoeconomia (ABCripto) pediu para o Ministério Público Federal (MPF) ajuizar uma ação civil pública de responsabilidade contra a exchange. Banco Central do Brasil (Bacen) e Comissão de Valores Mobiliários (CVM) também foram acionados pela associação.
Em nota, a ABCripto disse que a exchange está descumprindo a decisão da autarquia. Sobre essa ação, quando questionado pelo Portal do Bitcoin, Da Ros, que no passado conduziu a empresa argentina Ripio, disse:
“Não faz sentido as corretoras pedirem ajuda do governo contra a concorrência”. Para ele, a atitude mais saudável seria sentar e conversar para as empresas se coordenarem para avançar.