BC esclarece que empresas de criptomoedas ainda não precisam de autorização para operar no Brasil

Banco Central afirmou que as novas regras para obtenção de licença para as empresas cripto serão emitidas em breve
Imagem da matéria: BC esclarece que empresas de criptomoedas ainda não precisam de autorização para operar no Brasil

Foto: Shutterstock

O Banco Central emitiu um comunicado na segunda-feira (6) em que esclarece uma dúvida que diz ter recebido de diversas empresas que prestam serviços com ativos virtuais, como corretoras, desde que o Marco Legal das Criptomoedas foi aprovado no Brasil no fim do ano passado.

O BC afirma que enquanto não for publicado o ato normativo com as novas regras para o setor, as empresas que atuam com criptomoedas poderão funcionar no país independentemente de uma autorização prévia por parte do BC. A confirmação está em nota assinada pelo Chefe do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro, João André Calvino Marques Pereira.

Publicidade

No Marco Legal, aprovado em dezembro do ano passado e que entrou em vigor em junho deste ano, o Banco Central foi escolhido para ser o órgão regulador do setor de criptomoedas no país.

Leia também: Lei das Criptomoedas entra em vigor; entenda o que muda a partir de hoje

Diante disso, a instituição explicou que “as condições e os prazos para a adequação das prestadoras de serviços de ativos virtuais […] serão estabelecidos em ato normativo do Banco Central do Brasil, cujas normas serão aplicáveis a todas as prestadoras de serviços em atividade na data de entrada em vigor do ato”.

Recentemente, uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Criptoeconomia (ABcripto) mostrou que 68% das empresas do setor aguardam a regulação de órgãos como BC e Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para obterem licença ou autorização para operarem, enquanto 32% já possuem algum tipo de autorização para atuar no mercado.