Após Apple, Google remove apps da Binance e outras exchanges na Índia

Decisão do Google ocorre após o governo indiano emitir comunicado dizendo que a Binance e diversas exchanges atuam fora das regras do país
logo do google play store em celular android

Shutterstock

A loja de aplicaivos do Google, Play Store, removeu os apps das exchanges de criptomoedas Binance e OKX, seguindo o que já havia sido feito pela Apple recentemente. A decisão ocorre após um comunicado do governo dizendo que diversas corretoras não estavam seguindo as regras do país.

Em 28 de dezembro de 2022, a Unidade de Inteligência Financeira da Índia (FIU), que está subordinada ao Ministério das Finanças, emitiu avisos contra a Binance, OKX, HTX (Huobi)Kraken, Gate.io, Bittrex, Bitstamp, MEXC Global, KuCoinBitfinex, orientando-as a se registrarem junto às autoridades locais.

Publicidade

O aviso da FIU dizia que qualquer exchange que ofereça serviços a usuários indianos deve se registrar como “entidade reportante” e apresentar declarações ao departamento de imposto de renda.

A Apple já havia retirado de sua loja virtual os aplicativos das dez exchanges alertadas pelo governo, sendo agora seguida pelo Google.

Na semana passada, a Binance disse que estava ciente da situação e que o bloqueio só ocorre para quem quiser baixar o aplicativo. Os clientes que já possuem o programa no celular podem continuar acessando normalmente. Além disso, a exchange informou que as contas e fundos de clientes do país permanecem seguros e acessíveis.

We are aware of an IP block affecting a number of crypto firms, including Binance. This only impacts users who attempt to access the Indian iOS app store or the Binance website from India. Existing users who already have the Binance app are not affected.

We remain committed to…

— Binance Customer Support (@BinanceHelpDesk) January 12, 2024

Depois que a Índia criou um imposto de 30% sobre as criptomoedas e uma dedução fiscal de 1% na fonte para cada negociação desses ativos, o volume das exchanges de criptomoedas despencou e os usuários indianos correram para corretoras estrangeiras para evitar o pesado regime tributário. Essas novas regras agora impactam também a atuação dessas empresas estrangeiras.

Publicidade

A recente ação da Índia ocorre em meio a uma crescente demanda por regulamentações. Durante a cúpula do G20, o governo indiano pediu colaboração global na frente regulatória de criptomoedas.