Anbima anuncia rede de testes para tokenização de produtos financeiros

Anbima diz que ambiente de tokenização ajuda empresas a testar novas formas de emissão, negociação e liquidação de ativos digitais

simbolo do dolar formado em numeros

Shutterstock

A Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) anunciou a criação de uma rede de testes para tokenização de ativos financeiros em uma parceria com a Fenasbac (Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central).

Em comunicado, a associação disse que o desenvolvimento desse ambiente experimental, iniciado em 2024, “segue o conceito de open capital market, que propõe um modelo mais aberto e colaborativo, no qual as instituições podem testar, de forma segura e coordenada, novas formas de emissão, negociação e liquidação de ativos digitais”.

A parceria entre Anbima e Fenasbac é para atuação em três frentes estratégicas: inovação, sustentabilidade e educação. Ainda não foi divulgado outros projetos além do de tokenização, mas as empresas explicaram que o objetivo dessas frentes é “impulsionar entregas relevantes para o mercado e estimular o intercâmbio de conhecimento entre as instituições”.

“Vamos começar explorando o território da inovação, desde eventos até o desenvolvimento de soluções. Na sequência, avançaremos para as frentes de sustentabilidade e educação, aproveitando sinergias e articulando coletivamente respostas para os grandes desafios do setor”, disse Zeca Doherty, diretor-executivo da Anbima.

A novidade é um reforço de como a Anbima tem se aproximado do setor de criptomoedas. No ano passado ela apresentou novas regras para fundos que investem em cripto, na busca de dar mais segurança para investidores. E neste ano foi a vez de incluir conteúdos de ativos digitais, DeFi e NFTs em suas provas de certificação.

  • No MB, a sua indicação vale Bitcoin para você e seus amigos. Para cada amigo que abrir uma conta e investir, vocês ganham recompensas exclusivas. Saiba mais!