O ex-presidente Lula comentou no Twitter sobre a economia brasileira na manhã nesta quarta-feira (29) e disse ser favorável à impressão de moeda nova. Segundo o político petista, seria um estímulo à quarentena uma vez que as pessoas ficariam em casa.
Lula também disse que não há risco de inflação, porque a demanda é baixa. Além disso, escreveu: “a vida do ser humano não tem preço”, como é possível ler no tweet abaixo.
Não é a primeira vez que ele defende algo nesse sentido. No início de abril, Lula afirmou: “O governo precisa gastar quanto for necessário, inclusive imprimindo dinheiro novo”.
A crítica do ex-presidente, também feito via Twitter, era sobre a ajuda de R$ 200 bilhões aos bancos e à falta de dos R$ 600 do auxílio emergencial.
Fala de Meirelles
A ideia foi defendida por outra figura famosa na gestão petista. No início de abril, ex-presidente do Banco Central no primeiro e parte do segundo governo Lula disse algo parecido à BBC Brasil:
“O Banco Central tem grande espaço de expandir a base monetária, ou seja, imprimir dinheiro, na linguagem mais popular, e, com isso, recompor a economia. Não há risco nenhum de inflação nessa situação”.
Meirelles, que é secretário de Planejamento e Fazendo em São Paulo, comandou o BC durante a crise de 2008. O argumento do economista é que a crise provocada pelo coronavírus será tão grande que anula o risco da inflação gerada pela impressão de mais dinheiro.
Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br