Poderia um “evento catalisador” como a crise do coronavírus levar as pessoas ao Bitcoin em busca de segurança? De acordo com uma nova pesquisa da Paxful, um grande número de americanos acredita que sim.
A Paxful divulgou na quinta-feira (23) os resultados de uma pesquisa com 500 americanos, de 18 a 55 anos de idade, com “entendimento sobre criptomoeda”, mesmo que eles não necessariamente sejam investidores. Dos entrevistados, quase 50% disseram acreditar que um “evento catalisador no sistema financeiro tradicional levará as pessoas ao Bitcoin”.
A maioria dos entrevistados, no entanto, disse que acredita que uma “falta de conhecimento” sobre criptomoedas está criando uma barreira à entrada, enquanto 34% disseram que a falta de recursos é o maior obstáculo. Além disso, a maioria dos americanos pesquisados disse que não acredita que a adoção em massa ocorra tão cedo.
“Foi interessante ver que muitos acreditam que a adoção mainstream ocorrerá nos próximos 6 a 10 anos”, disse ao Decrypt o diretor de operações e co-fundador da Paxful, Artur Scahabck. “Ao contrário, na mesma quantidade de tempo (6 a 10 anos), os entrevistados também acreditam que a bolha do mercado de criptomoedas estourará”, disse ele.
“Estou esperançoso pelo primeiro cenário, então acho que, como um setor, devemos trabalhar para criar mais produtos que serão usados em casos de uso da vida real que podem ajudar a acelerar a adoção do mainstream”, disse Scahabck.
A pesquisa também abordou uma divisão notável na comunidade Bitcoin: a criptomoeda é destinada a reserva de valor ou pagamentos?
Dos entrevistados, 69,2% incluíram “compras do dia a dia” como um caso de uso, enquanto 50,4% disseram que combateriam a inflação e a corrupção.
A adoção generalizada do Bitcoin também pode ser afetada por vários outros fatores, de acordo com a pesquisa. A “próxima onda de adoção de criptomoedas” pode ser impulsionada pelo investimento institucional, de acordo com 48% dos pesquisados.
Paxful, enquanto isso, pretende continuar a criar produtos que “ajudarão a tornar a moeda digital mais acessível e mostrarão os casos de uso reais do Bitcoin e das finanças p2p na vida cotidiana”, disse Schahabck.
As empresas de criptomoedas talvez tenham pressa. Se a crise financeira global piorar, as pessoas podem optar por sistemas paralelos, como o Bitcoin, mais cedo do que alguns possam pensar.
*Traduzido e republicado com autorização da Decrypt Media