1 contra 10: Empresário encara ‘Faria Limers’ em acalorado debate sobre Bitcoin; assista!

O bitcoiner e cofundador da Paradigma se concentrou em explicar os fundamentos do Bitcoin frente a dez opositores

Debate 1 contra 10 bitcoiner faria limers youtube paradigma education

(Reprodução/Youtube/Paradigma Education)

Na noite da sexta-feira (24), a casa de análise de criptomoedas Paradigma Education promoveu em seu canal no YouTube um debate sobre Bitcoin no formato “1 contra 10”, um estilo que vem conquistando as redes sociais. Nele, uma única pessoa defende sua posição diante de dez oponentes, apresentando sua tese e respondendo em sequência às perguntas de cada um, com um relógio sob a mesa para marcar o tempo.

O debate foi conduzido pelo bitcoiner Felipe Sant’Ana, cofundador da Paradigma, que enfrentou os dez “Farias Limers” em uma série de questões e contestações rápidas. “Faria Limer” é uma gíria usada para se referir a quem trabalha na região da Avenida Brigadeiro Faria Lima, em São Paulo, apontada como o principal polo financeiro do país.

Felipe ditou as premissas que abordaram desde a mineração de Bitcoin  – com uma provocação ao tema do meio ambiente – até a comparação entre instrumentos financeiros tradicionais e criptomoedas. O clima estava um pouco humorado às vezes, mas alguns participantes se destacaram — seja pela falta de conhecimento, seja pela determinação nos argumentos.

Veja algumas das premissas:

  • O Bitcoin faz bem para o meio ambiente, e não o contrário.
  • O Bitcoin tem mais lastro do que o real e o dólar.
  • O Bitcoin é a melhor forma de preservar patrimônio a longo prazo.

Ficou evidente que alguns participantes conhecem muito pouco sobre os fundamentos do Bitcoin, e alguns conceituando a maior criptomoeda do mundo apenas como um ativo especulativo e de fácil uso pelo crime – o que foi rebatido por Felipe, já que a maioria dos ilícitos ocorrem com moedas fiduciárias.

Em resumo, Felipe desmistificou alguns assuntos sobre cripto e se saiu muito bem, concordando às vezes com os opositores da moeda.

Ao final, ele deixa claro que, assim como acontece com o real, não é possível prever o futuro do Bitcoin, mas que a história mostra que, ao longo de seus 17 anos de existência, quem segurou a moeda por mais de quatro anos não saiu perdendo. Assista!

1 BITCOINER X 10 FARIA LIMERS | FT. FELIPE SANT'ANA
  • No MB, a sua indicação vale Bitcoin para você e seus amigos. Para cada amigo que abrir uma conta e investir, vocês ganham recompensas exclusivas. Saiba mais!